Educação Profissional em Goiás
Por Moisés Cunha
A rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi ampliada em Goiás nos três últimos anos, com a contribuição do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia (CETT), instituição ligada à Universidade Federal de Goiás que tem lutado pela igualdade de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social e empreendido esforços para minimizar as desigualdades econômico-sociais. O projeto do CETT/UFG começou com um convênio com o governo de Goiás, por meio do qual a instituição gerencia os Colégios Tecnológicos e as Escolas do Futuro, que já certificaram mais de 300 mil pessoas desde 2022. Para garantir que essas oportunidades cheguem a quem mais precisa, o CETT/UFG tem se empenhado em buscar outros recursos que proporcionem qualificação gratuita para quem mora em Goiás.
Uma dessas oportunidades veio com a parceria estabelecida com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, no programa Qualifica Goiás, no âmbito do Programa Brasileiro Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional - Qualifica Brasil, que ofertou 1280 vagas no segundo semestre de 2024 e, agora, em 2025, oferta mais 1200 vagas em cursos profissionalizantes nos segmentos de beleza, gastronomia, informática, modelagem e saúde, ministrados em diversas cidades goianas e totalmente gratuitos.
Voltado ao desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional a jovens trabalhadores, de forma a contribuir com a formação geral, o acesso e a permanência no mundo do trabalho, o programa busca, também incluir minorias, em observância a resoluções que instituem o Programa Qualifica Brasil, que já auxiliou na capacitação de mais de 50 mil alunos em todo o país.
A última pesquisa apresentada pelo Observatório EPT comprova que a modalidade educacional demonstrou sua força no país: de 2022 para 2023 o número de matrículas passou de 2,1 milhões para 2,4 milhões, sendo que as redes estaduais representaram 38,2% das matrículas, a rede federal 13,7% e a rede privada 44,4% das matrículas.
Além da transmissão de conhecimentos, a EPT pode proporcionar ao aluno as condições ideais para elevar o nível de sua formação, possibilitando a inserção na vida profissional e social. Afinal, ter uma renda salarial é mais do que ter assegurada a sobrevivência, é, também, ter um lugar assegurado na sociedade.
Assim, o Qualifica Goiás cumpre o objetivo de dar autonomia aos trabalhadores, garantindo acesso ao trabalho decente e a novas oportunidades de renda, oferecendo cursos alinhados com as demandas dos setores produtivos de cada região. Em um cenário de mudanças constantes no mercado de trabalho, a qualificação profissional se torna fundamental para uma transição justa e inclusiva para todos. Com o Qualifica Goiás o CETT/UFG reafirma seu compromisso com a EPT, que promove a integração entre teoria e prática, aumentando as chances de inclusão produtiva da juventude, melhorando as condições de renda e de qualidade de vida. A inscrição está disponível em https://site.cett.org.br/, na aba Qualifica Goiás.
Moisés Cunha
Diretor geral do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia CETT/UFG
Professor doutor da UFG e pesquisador na área de Contabilidade e Finanças corporativas
Ex-diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (FACE/UFG)