A Campus Party é e traz espaço à educação
Por Alethéia Cruz
Um dos principais, se não o maior evento do mundo relacionado à tecnologia, ciência, inovação, entretenimento digital, empreendedorismo e criatividade, a Campus Party é terreno fértil para a educação.
Esta iniciativa, ao fomentar um ambiente imersivo e disruptivo, torna-se um espaço sapiente, fazendo com que o conhecimento se transforme e seja apresentado numa verdadeira vitrine de experiências, resultados e soluções de problemas em diversas áreas para a vida humana. Os olhos do mundo se voltam para esse festival de tecnologia recheado de estímulos para a participação do público geral – educadores, universidades, escolas, pesquisadores, estudantes, empreendedores, da criança ao idoso. Vindos de todos os cantos, intentam ficar por dentro das principais novidades e tendências tecnológicas.
É neste "terreiro” que as pessoas se conectam e profissionais partilham interesses, buscam por negócios e se interagem discutindo o presente e o futuro. Afinal, a cada ano, o que não falta no evento são conteúdos e informações, campeonatos e disputas inteligentes. Palestras, workshops, oficinas, experimentações e atividades especiais completam uma programação futurista e voltada para a educação da atual e da nova geração.
A Campus Party é um verdadeiro movimento visionário ao abranger uma diversidade de setores como aeroespacial, robótica, games, inteligência artificial, saúde, transporte, engenharia, arquitetura, profissões, programação, geekies e biodiversidade. Todo este arcabouço refere-se à educação em todos os níveis, do ensino médio ao superior, passando pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), modalidade que sempre prezou pela formação técnica e tecnológica, de forma a atender aos setores produtivos brasileiros e dar à pessoa a oportunidade de uma colocação no mundo do trabalho.
O contexto da educação não renuncia às inovações no ensino-aprendizagem, mas as absorve por ser um segmento imprescindível à humanidade, às nações, e, porque é parte do avanço e do modo de vida humana. A educação é sujeito e objeto desta evolução e das inovações. Ela é sujeito quando age para a formação e profissionaliza o ser humano. É objeto por viver o resultado desta profissionalização e os avanços gerados pela humanidade. Educação e indivíduo formam e se encontram num círculo interdependente. Assim, tecnologia, experimentação e soluções são conceitos intrínsecos do contexto da inovação educacional.
Muito do que é visto neste evento é aplicado e é resultado da rotina escolar. E especialistas estão sempre a apresentar novidades em recursos educacionais digitais, instrumentos pedagógicos, uso de plataformas para um ensino-aprendizagem mais interativo.
Por estas razões, as Escolas do Futuro de Goiás marcam presença, mais um ano, na Campus Party 2024, expondo seus resultados e experiências com a EPT. Levaremos uma amostra indispensável para a educação de jovens e adultos em nossos ambientes tecnológicos e de inovação.
Alethéia Cruz, diretora de Avaliação e Desenvolvimento do CETT-UFG