O projeto pedagógico para uma educação inovadora
Por Marcos Dias
Ao considerar que instituições escolares, sejam públicas ou privadas, não estão e nem são indiferentes às dinâmicas sociais, presentes e futuras, percebe-se a necessidade de um olhar extramuro com regularidade e constantes diagnósticos de como a instituição caminha e avança no processo educacional e de transformação da sua própria realidade.
Nesse contexto, o Projeto Pedagógico, pela sua grande e fundamental contribuição no processo de ensino-aprendizagem, consiste em um dos principais recursos para a realização de planejamentos escolares exitosos, com propósitos definidos e/ou específicos. Concebido como documento norteador da prática didática, ele ajuda a dar contorno ao funcionamento dos processos formativos, das experiências escolares e dos resultados que se quer alcançar, tanto para o professor quanto para o estudante e, consequentemente, para a toda a sociedade.
No tocante à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Projeto Pedagógico é um balizador dos princípios desta modalidade educacional que, há 114 anos, forma cidadãos brasileiros e gera oportunidades imediatas de trabalho.
São os projetos pedagógicos que vão oportunizar e garantir ao estudante vivenciar de forma organizada e inovadora as finalidades da EPT, bem como se inteirar do contexto das rápidas e frequentes mudanças e suas consequências no mundo do trabalho. Para tanto, os projetos asseguram não somente a formação intraescolar, mas conduzem jovens e adultos ao permanente desenvolvimento para a vida produtiva e cidadã, criando, assim, condições de serem contribuintes do crescimento socioeconômico do país.
Ainda dentro dos intuitos da educação profissional, uma metodologia pedagógica clara e bem definida nos projetos permite um alargamento da visão, considerada estreita, de preparar apenas para um posto de trabalho, e parte para a busca de competências centradas nas pessoas. Assim, a metodologia alcança maior mobilidade profissional, prioriza valores sociais e permite escolhas para a vida escolar, construção de carreira e objetivos pessoais e ocupacionais.
No que tange às organizações educadoras, um projeto pedagógico é um direcionamento para a gestão, guiando seu crescimento, melhorando a qualidade do ensino, prevendo ações futuras e novos caminhos, de modo a se apresentar e atuar em consonância com as demandas socioeducativas e mercadológicas.
É tão significativo o valor deste documento como norteador da prática pedagógica que, se bem elaborado e executado, contempla temáticas como inovação, metodologias ativas, novas metodologias de ensino da matemática, além de áreas como robótica e tecnologia, despertando no estudante o desejo e o prazer de aprender, de construir e viver, fazendo dele o corresponsável pela sua formação.
Marcos Dias, pedagogo, certificado na Metodologia de Educação por Competências e gerente de Projetos do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG)