Educação profissional: quais caminhos seguir e persistir?

Por Roque Almeida

Junto com as maravilhas e facilidades das novas tecnologias do mundo moderno, em especial o acesso fácil e rápido a uma enorme quantidade de informações e conteúdo, nos deparamos diariamente com um problema, o de se perder nesse mar.

Pesquisas mostram que as pessoas perdem mais tempo ao escolher um filme ou série em plataformas de streaming do que de fato assistindo a eles. Bom, não existe essa pesquisa estatística, mas sim de comportamento, e mesmo que houvesse, aposto que seria bem aceita por você, leitor, que já passou horas e horas perdido no catálogo do Netflix.

E o mesmo acontece com a área de educação profissional. Não só a quantidade de conteúdo é enorme, mas também a quantidade de caminhos a seguir. Que área pode me ajudar mais a alcançar meus objetivos? Aliás, quais são meus objetivos? No que eu sou realmente bom, e no que eu deveria melhorar? Como ser um líder? Como ser um liderado? Como ser mais produtivo? Devo tratar meus colegas de maneira formal?

Pesquisas mostram que a maioria das empresas têm problemas em contratar profissionais com soft skills bem desenvolvidas. E sim, essas pesquisas são verdadeiras. O profissional com competências bem desenvolvidas, hoje, vale ouro!

O Direciona-me, empresa do grupo matter&Co, confirmou mais uma vez esta conclusão ao participar do Hacktown, um dos maiores e mais importantes festivais de inovação, negócios, criatividade e tecnologia da América Latina. Entre diretores de grandes empresas, “startupeiros” buscando investimento, desenvolvedores de software buscando oportunidades, e mais um número de empreendedores com energia “para fazer acontecer”, todos concordam em um ponto: competências comportamentais são o futuro do desenvolvimento profissional.

O COO do Direciona-me, Gustavo Modad, e a CEO, Patrícia Schneider, destacaram que, além de nos abrir inúmeras portas ao mercado e ser um marco para o lançamento do Direciona-me, o Hacktown também abriu nossos olhos para o quanto nosso propósito é importante e relevante para todo tipo de profissional, e para o país.

As novas tecnologias estão tão avançadas, e as novas plataformas, impulsionadas pela inteligência artificial, estão tão incríveis, que o futuro reserva um ambiente em que o ser humano terá cada vez mais valor por ser mais humano. Então, profissionais que desenvolvam seu lado social, comportamental e emocional serão cada vez mais demandados, e o Direciona-me estará lá.

O Direciona-me é uma plataforma multilateral para desenvolvimento de soft skills. Formada por mapeamento de competências pessoais e organizacionais, e jornadas para o desenvolvimento destas competências. Acreditamos nas diversas formas de aprender, e por isso nossas jornadas envolvem diferentes tipos de conteúdos, como e-books, vídeos, podcasts, jogos, mentorias e outros. Também temos um marketplace, com soluções e conteúdos de parceiros, que também compõem as nossas jornadas.

Roque Almeida,
CEO da matter&Co., o primeiro ecossistema de inteligência de negócios da América Latina
Fonte: Diário do Comércio

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso