A vida: o equilíbrio entre decisões, ações e hábitos

A vida é composta por desafios, muitas vezes complexos e conflitantes, que podem ser um grande entrave para nosso crescimento. Muitos desses desafios são resultados de fatores externos, mas a verdade é que grande parte dele - se não a maior - vem dos nossos próprios hábitos. 

Ações e decisões tomadas pela força do hábito podem ter um impacto negativo em nossa vida, impedindo o crescimento, o alcance de objetivos e uma mudança positiva. Todos nós temos sonhos. Sonhamos ser de certa forma, nos comportar de modo diferente, fazer coisas que nunca tivemos a oportunidade de fazer. Se não ficarmos atentos, a vida acaba passando e muitos desses sonhos vão ficando para trás. Alguns deles já se tornam praticamente irrealizáveis, seja por conta da nossa idade, do nosso contexto de vida ou até das companhias que escolhemos. É por essa razão que ter um projeto de vida é algo tão importante. Projetar a vida é tomar a história na mão, é fazer escolhas, organizar o caminho.

Surge a necessidade de nos conhecermos melhor. O conhecimento de si próprio, através da ajuda profissional é o que favorece a mudança e superação. Quando voltamos o olhar para dentro de nós mesmos, conseguimos identificar os motivos que nos levam a agir da forma como agimos. Assim, conseguimos mudar alguns hábitos.

Esses hábitos envolvem organização, seja ela na vida pessoal, em casa, seja ela na organização na vida profissional, até porque quando somos desorganizados somos em todos os lugares. O resultado disso é a pouca produtividade, pois tudo passa a ser urgente; ocorre um desgaste de energia desnecessária e a perda de tempo.

Conhecer a si próprio e saber lidar com a falta, ter organização, planejamento e disciplina são formas poderosas para alcançarmos nossos objetivos, equilíbrio e o sucesso tão desejado.

Francisco Neto
Professor e psicanalista 

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso