A capacitação foi realizada em Goiânia e teve carga horária de 16 horas

As equipes gestoras dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) participaram de um novo treinamento promovido pelo CETT/UFG nos dias 9 e 10 de fevereiro. A capacitação foi realizada de forma presencial, na região sul de Goiânia, e tratou de temas como saúde mental no trabalho, inteligência emocional e as competências esperadas de um profissional do futuro.

A definição das pautas abordadas em capacitações acontece levando em consideração a realidade e as necessidades das equipes que atuam nas unidades de ensino. “Para seleção dos temas dos treinamentos, realizamos alguns questionários e os participantes relatam as necessidades da rotina do dia a dia deles. Contamos também com alguns direcionamentos da nossa diretora de Desenvolvimento e Avaliação, Alethéia da Cruz”, detalha Mirelle Alves, gerente de Treinamento e Desenvolvimento do CETT/UFG.

Kelly Bites, diretora do Cotec Fernando Cunha Junior, na cidade de Piranhas, foi uma das participantes do treinamento e destaca o mérito dos assuntos tratados. “Todos os temas abordados foram de extrema relevância, uma vez que a saúde e o estado emocional são de extrema importância para o relacionamento interpessoal nas unidades”, defende Kelly.

Ainda segundo a diretora, as capacitações promovidas pelo CETT/UFG são essenciais para que “possamos identificar nossos comportamentos e as consequências deles. Para evitar o esgotamento profissional, o estresse, a síndrome de burnout, as jornadas exaustivas e os ambientes tóxicos. Pessoas saudáveis são mais engajadas, produtivas, acolhedoras entre muitos outros benefícios” enumera Kelly.

Transformar o dia a dia dentro das unidades do Cotec e as relações de suas equipes interna e externamente é justamente um dos objetivos norteadores da equipe de Treinamento e Desenvolvimento do CETT/UFG. “Utilizamos diversos métodos para compor a nossa formação continuada. Podemos explorar os formatos de workshops, palestras presenciais, palestras online, oficinas e demais possibilidades para que estes momentos sejam os mais proveitosos e a fixação dos conteúdos seja mais assertiva”, ressalta Mirelle.

O convênio  

A capacitação também contou com um momento na qual o Escritório de Projetos do CETT/UFG, liderado pelo gerente de projetos, Marcos Dias, apresentou às equipes gestoras o convênio SER, UFG e FRTVE para a operacionalização dos Cotecs. Segundo Marcos, “o treinamento teve como objetivo principal estimular nos colaboradores a leitura e o estudo dos documentos que integram o Convênio, permitindo um entendimento holístico das competências e responsabilidades das partes e a importância das atividades realizadas na escola e como ele fundamental da Rede”.

Outra finalidade destacada por Marcos é a de implementação de práticas de melhoria contínua da gestão escolar visando contribuir para o alcance das metas, indicadores e, principalmente, para mostrar que o engajamento de todas as partes envolvidas na gestão da rede de colégios técnicos. "É uma contribuição para reforçar a transformação social por meio da oferta de uma educação profissional e tecnológica, pública, gratuita e de qualidade para os goianos”.

1C2F6EB37-5865-DB4E-78BE-9E134F8797DC.jpg

3FD37EFB0-6766-B4F5-80E1-515E49047AA8.jpg

2F3F797E3-B816-5BB8-979C-E37C17A79014.jpg

56AC381EA-ACD9-D9D2-00EF-E4A2CBE4EE8A.jpg

410C7664E-3C5A-6A5C-92B7-1A35FF5014EE.jpg

66B5CA684-587C-CC24-8E32-650A8ECA7A2A.jpg