Perfil Institucional
A Universidade Federal de Goiás (UFG), é uma instituição pública federal de educação superior, com sede em Goiânia, capital do Estado de Goiás, e Regionais implantadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás.
Missão
A UFG tem como missão produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.
Princípios
A UFG desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. Seu funcionamento é disciplinado por seu Estatuto e Regimento Geral e norteia-se pelos princípios estabelecidos em seu Estatuto:
- Laicidade;
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Gratuidade do ensino, cuja manutenção é responsabilidade da União;
- Respeito à liberdade, à diversidade e ao pluralismo de ideias, sem discriminação de qualquer natureza;
- Universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade;
- Defesa da qualidade de ensino, com orientação humanística e preparação para o exercício pleno da cidadania;
- Defesa da democratização da educação – no que concerne à qualidade, à gestão, à igualdade de oportunidade de acesso e condição para a permanência – e com a socialização de seus benefícios;
- Defesa da democracia, estímulo à cultura, à arte e ao desenvolvimento científico-tecnológico, socioeconômico e político do País;
- Defesa da paz, dos direitos humanos e do meio ambiente; e
- Diálogo e cooperação entre as regionais da UFG.
Finalidades
A UFG é uma instituição comprometida com a justiça social, os valores democráticos e o desenvolvimento sustentável e, consoante a sua Missão, tem por finalidade produzir, sistematizar e transmitir conhecimentos, ampliando e aprofundando a formação humanística, profissional, crítica e reflexiva:
Para a consecução de suas finalidades, a UFG:
- Promoverá, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, todas as formas de conhecimento;
- Promoverá o ensino superior público com vistas à formação de cidadãos capacitados ao exercício do magistério e da investigação, bem como para os diferentes campos do trabalho e das atividades culturais, políticas e sociais;
- Manterá ampla e diversificada interação com a sociedade por meio da articulação entre os diversos setores da Universidade e outras instituições públicas e privadas;
- Constituir-se-á em fator de valorização e de divulgação da cultura nacional, em suas diferentes manifestações;
- Cooperará com os poderes públicos, com universidades e com outras instituições científicas, culturais e educacionais brasileiras e estrangeiras; e
- Desempenhará outras atividades na área de sua competência.
O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia
O Centro de Educação Trabalho e Tecnologia (CETT) é um centro de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Goiás que atua no desenvolvimento de soluções para o ensino e a gestão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi criado para executar projetos relacionados à EPT em consonância com o que prevê o Plano de Desenvolvimento da UFG (2018-2022) quanto à cooperação com os poderes públicos, com universidades e com outras instituições científicas, culturais e educacionais brasileiras e estrangeiras.
Na parceria entre UFG e o estado de Goiás, o CETT/UFG atua como órgão de gestão, portanto, planejamento, organização, coordenação, integração e avaliação, das unidades de ensino de educação profissional e tecnológica de Goiás com as seguintes atribuições:
- Elaboração de um Plano de Desenvolvimento e Gestão para o período de vigência do convênio (semelhante a um Plano de Desenvolvimento Institucional) com princípios, finalidades (objetos e metas), diretrizes institucionais; organização pedagógica e administrativa; apresentação de curtos ofertados; definição do quadro de profissionais administrativos e do magistério; unidades de ensino (características, contextos e infraestrutura); plano de ação; e mecanismos de avaliação;
- Estabelecimento de diretrizes para a gestão pedagógica, de currículo e gestão escolar: construção e implementação de um projeto educativo comum, além do diagnóstico, planejamento, orientação e acompanhamento dos processos de gestão no interior das escolas;
- Desenvolvimento do quadro de profissionais: recrutamento, seleção, contratação, formação, regulamentação, credenciamento e avaliação dos profissionais;
- Diretrizes para inclusão e atendimento educacional dos estudantes considerados público-alvo da educação especial que são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
- Regularização do funcionamento das escolas – acompanhamento, supervisão e avaliação das condições de funcionamento das escolas;
- Regularização dos atos pedagógicos e acompanhamento dos processos de solicitação de autorização de cursos junto ao Conselho Estadual de Educação;
- Gestão de matrículas; realizar o chamamento público de matrículas; fazer a gestão e zelar pela regularidade do processo; acompanhamento das solicitações de abertura de turmas com base na demanda;
- Gestão do Sistema de Informações informatizado para apoio do trabalho administrativo e pedagógico como forma de conferir padronização, integridade, rastreabilidade e celeridade aos registros acadêmicos dos estudantes; permitir transparência e acesso aos dados; zelar pela segurança dos dados; permitir acompanhamento e avaliação do trabalho dos cursos, escolas e da rede de ensino;
- Gestão documental: organização da produção, gerenciamento, manutenção e destinação de documentos.