Plano de Desenvolvimento Institucional

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia - CETT-UFG foi elaborado para o período de 2021-2025. O planejamento estratégico e a gestão do projeto inclui a missão, visão valores, estratégias e ações para cumprimento de metas e objetivos planejados pela instituição de ensino.  

O documento orienta a entidade no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional no prazo de até 5 anos. A construção 

O PDI impacta diretamente no dia a dia dos servidores e dos alunos ligados à instituição. Os recursos necessários para manter o CETT-UFG funcionando devem ser planejados também no plano institucional. Podemos citar como exemplos de dependência deste planejamento as ofertas de cursos técnicos, de qualificação, capacitação, graduação e pós graduação, quantitativo de contratação de pessoal, investimento na construção de salas de aulas, laboratórios, áreas administrativas, bibliotecas, estacionamentos, ginásios, compra de veículos, dentre outros, como receitas que precisam estar previstas dentro do programa financeiro. É essencial que as estratégias de gestão financeira estejam alinhadas junto às finalidades do projeto educacional. 

A elaboração do PDI deve considerar princípios básicos de qualquer organização como clareza, objetividade e coerência sobre a viabilidade do alcance de metas propostas no plano. Além disso, as metas devem ser estipuladas basicamente em forma de cronograma, respeitando a execução de cada etapa proposta pela gestão institucional.   

A avaliação do desenvolvimento das ações do PDI pode e deve ser realizada junto a comunidade escolar/acadêmica. Com a harmonia e a cooperação da população, a gestão institucional consegue identificar e realizar melhorias em todo o ensino educacional. 

Mesmo com a participação popular é imprescindível que na construção do PDI a instituição tenha liberdade e criatividade para construir suas diretrizes pedagógicas. O projeto pedagógico deve incluir o perfil do aluno, seleção de conteúdos, princípios metodológicos, processo de avaliação, práticas pedagógicas inovadoras, política de estágio, prática profissional e atividades complementares, políticas de educação inclusiva para portadores de necessidades especiais (PNE) e políticas e práticas de educação à distância.

 

Para acesso ao Plano de Desenvolvimento Institucional clique aqui. 

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