Apresentação

Começa agora uma nova etapa para os Colégios Tecnológicos de Goiás!

Para o segundo semestre de 2021, o Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – RTVE, se uniram para renovar o ensino de capacitação e qualificação profissional e dos cursos técnicos em Goiás. Isso significa que as gestões dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), das Unidades Descentralizadas de Educação Profissional e Inovação (UDEPIs) e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) são agora mantidas pela UFG.

A Universidade Federal de Goiás irá atuar a partir do projeto CETT/UFG, um Centro de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Tecnológico destinado ao fortalecimento, avanço e consolidação da pesquisa, extensão, ensino, e inovação tecnológica para a Educação Profissional Tecnológica (EPT), Mercado de Trabalho e Tecnologias no Estado de Goiás. Assim como também participar de toda a reestruturação da rede profissionalizante, passando desde a estrutura física à pedagógica.

Os colégios oferecem cursos gratuitos de capacitação profissional (com carga horária de 40 a 60h), qualificação profissional (de 160h a 240h) e cursos técnicos (de 800h a 1.200h). Os cursos foram pensados de acordo com as demandas locais do mercado de trabalho e estruturam-se em eixos de formação profissional distintos, sendo eles: Gestão de Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Infraestrutura; Saúde e Ambiente; Informação e Comunicação; Produção Industrial; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais e Desenvolvimento Educacional e Social.

Os 17 Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), criados pela Secretaria de Estado da Retomada (SER), estão situados em 16 municípios que fazem parte de nove das dez regiões de planejamento do Estado de Goiás: Centro Goiano (Ceres, Jaraguá, Uruana, Anápolis e Goianésia); Oeste Goiano (Palmeiras de Goiás, Piranhas e Caiapônia); Entorno do DF (Cristalina e Formosa); Região Metropolitana (Goiânia); Norte Goiano (Porangatu); Noroeste Goiano (Goiás); Sudeste Goiano (Catalão); Sul Goiano (Goiatuba) e Sudoeste Goiano (Santa Helena de Goiás).

Somar para criar uma educação inovadora e inclusiva para todos os goianos!

cett logo

acesso