Filarmônica faz concerto aberto à comunidade no Teatro Goiânia

Filarmônica faz concerto aberto à comunidade no Teatro Goiânia

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza, nesta sexta-feira (12/11), às 20 horas, no Teatro Goiânia, um passeio por repertórios consagrados da música romântica europeia. Na regência, Mariana Menezes, que é reconhecida como uma das mais jovens maestrinas em destaque do cenário musical brasileiro.

O acesso é gratuito e com plateia reduzida a 50% (260 lugares). Todos deverão seguir os protocolos contra a Covid-19.

No programa serão evidenciados os compositores Bedrich Smetana e Antonín Dvorak (República Tcheca) e Robert Schumann (Alemanha). O repertório transmite as paisagens idílicas desses países e tem como tema a primavera. O acesso é gratuito a essa apresentação e todos os presentes deverão seguir os protocolos contra a Covid-19.

Mariana Menezes é a primeira regente associada da história da OFG e diz estar honrada em ter essa oportunidade tão desafiadora. “O programa vai apresentar uma ampla variedade de sonoridades e estilos em um só concerto, desafiando tanto à orquestra quanto a mim mesma e compartilhando com o público a rica diversidade de expressões musicais, que apenas uma orquestra poderia transmitir”, explica.

Esse será o segundo concerto da Filarmônica em 2021, após quase dois anos afastada dos palcos devido a pandemia. Neste período, a OFG precisou de apoio do Governo do Estado para que os músicos continuassem em atividade. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, as secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Geral da Governadoria (SGG), de Cultura (Secult), Goiás Turismo e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) realizaram uma força-tarefa para fazer aportes financeiros aos 49 músicos que integram a orquestra.

Essa retomada marca também uma nova gestão da OFG, que é realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Governo de Goiás. Parceria essa realizada por meio de convênio entre a Sedi e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

Escola do Futuro em Artes Basileu França

A OFG é parceira da EFG em Artes Basileu França. Os músicos vão trabalhar lado a lado com os alunos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. O objetivo é ajudar a construir uma conexão duradoura entre os dois grupos.

“Dentro do Basileu França, a Filarmônica integra um núcleo de difusão da cultura e da música. Esses músicos profissionais também atuam na docência, apoiando os processos de ensino-aprendizagem da escola. Eles ministram aulas especiais para os alunos, que chamamos de masterclass. Isso gera motivação extra para os jovens, que ganham novas perspectivas de crescimento e evolução na carreira”, explica o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.

Serviço:

Concerto: Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG)

Data: 12/11

Horário: 20 horas

Classificação: livre

Local: Teatro Goiânia

Entrada franca! 

 

Fonte: SEDI

 

cett logo footer   ufg logo footer

acesso